quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Família Eller começou na alemanha...


~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------

A Família Eller começou na Alemanha por volta do século IX, em Konstanz próximo a Suiça. Foram encontrados registros históricos por onde a família se instalavam e que atualmente a civilização chegou a essas propriedades e se transformaram em aldeias que receberam o nome de "Eller" (Eller, Nordrhein-Westfalen e Eller, Rheinland-Pfalz), segundo informações de pesquisadores de genealogia norte americanos. Pesquisando a origem do Brasão da família obtivemos informações do século XIII na pessoa de Sigmund Von Eller e seu filho Wilhelm Von Eller.

Devido a vários conflitos sociais na época, muitas famílias se imigraram para outros países, como Austrália, Brasil e inclusive os Estados Unidos da América entre outros.

Durante o século XIX havia grandes desajustes sociais na Europa provocada pelas guerras, e em 1823 com a notícia de que o Imperador do Brasil, D. Pedro I, e seus Governantes, estavam oferecendo oportunidades aos imigrantes europeus para a colonização em terras brasileira. Muitos alemães partiram de navios em busca de um futuro melhor. E na primeira viagem de imigrantes alemães ao Brasil, datada de 23 de julho de 1823, é que Henrich Eller filho de Johann Adam Eller e neto de Nicolaus Eller, e sua esposa Anna Margarethe Philippi e seus filhos: Wilhelm Eller, Johannes Eller, Elizabeth Eller, Anna Margaretha Eller e Catharina Elizabeth Eller, partiram do porto de Den Helder na Holanda, deixando para trás a aldeia Ober-Hörgern distrito de Münzenberg - Hessen onde viviam, e depois de uma viagem com muitos incidentes, desembarcaram ao Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1824. Ao desembarcarem, foram alojados num abrigo chamado "Armação das Baleias" em Niterói - RJ, de propriedade do Imperador, onde ficaram por três meses e meio até tomarem posse de uma área de terra com quatrocentas braças quadrada, equivalente a 1.932,80 m2 (lote de nº 103, casa nº 80) cedida pelo Imperador no distrito de Nova Friburgo - Rio de Janeiro e nela se instalaram. A família progrediu porque Henrich, além de pagar as passagens de sua família, trouxe dinheiro resultado da venda de seus bens na Alemanha para várias pessoas, comprando mais terras em Nova Friburgo. Os filhos de Henrich constituíram suas respectivas famílias e se emigraram para outras regiões do país, entre elas: Região norte do Estado do Rio de Janeiro (como: São José do Ribeirão, Duas Barras, Cantagalo), leste do Estado de Minas Gerais próximo à divisa com o sul do Estado do Espírito Santo (Alto Jequitibá, Manhuaçu, Governador Valadares), como também, a própria região sul do Estado do Espírito Santo (Castelo, Afonso Cláudio, Vitória).

No Brasil, Johannes Eller (João Eller) se casou com Rosa Bockenar e tiveram doze filhos, dentre os quais, o quinto filho - João Jorge Eller (meu trisavô), que por sua vez, se casou com Margarida Klippel Eller e tiveram onze filhos, entre eles: Guilherme Emílio Eller (meu bisavô), Adolfo Norberto Eller, Hugo Otto Eller, Samuel Eller, Edmundo Eller, João Eller, Ludivino Eller, Pedro Eller, Bárbara Eller, Paulina Eller e Maria Eller. Esses filhos se emigraram para o Interior do Estado do Espírito Santo, Minas Gerais e região Sul do país.

"Eis alguns nomes de outros Imigrantes Alemães que chegaram ao Brasil no final do século XIX e que já tomei conhecimento:”

- Agostinho Eller, Bernardino Eller e Adam Eller - desembarcaram em Florianópolis - SC.

Atualmente já somos milhares de descendentes em todo o Brasil, e nosso intuito é de criar o nosso "Centro de Informações da Família Eller no Brasil" pela Web para as nossas futuras gerações.

Veja os registros da nossa Família na Alemanha: Bairro "Eller" em Düsseldorf ; aldeia "Eller" perto de Bremm às margens do Rio Mosel e a aldeia "Ober-Hörgern – Distrito de Münzenberg - Hessen às margens do Rio Wetter a 50 km de Frankfurt sobre o Meno”.


--------------------------------------------------------------------------------

Eller, Nordrhein-Westfalen (Germany)


Eller, Rheinland-Pfalz (Germany)


Ober-Hörgern - Hessen (Germany)



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário