quarta-feira, 23 de maio de 2012

Música dos anos 50!

1- Oi bota aqui o teu pezinho

Oi bota aqui, oi bota aqui o seu pezinho,
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)
E depois não vai dizer
Que você se arrependeu (bis)

2- Macaco na roda
Olha o macaco na roda (bis)
E ele quer sair, e quer sair (bis)

3- Tiritomba
Tiritomba é uma aldeia pequenina
Sempre alegre e prasenteira
Tem uma casa e uma igreja na colina
e alguém que me queira
Tiritomba Tiritomba quem me dera lá voltar
Para ficar, Tiritomba, Tiritomba,
Por alguém que me soube amar

4- Oi leva eu
Oi leva eu minha saudade
Eu também quero ir minha saudade
quando chego na ladeira tenho medo de cair.
Oi leva eu ...



5- Tres solteiros
Três solteiros a passear, passear, passear (bis)
Bem cedo de manhã
Seus amigos a chamar, a chamar, a chamar (bis)
Bem cedo de manhã.

6- O galo e a galinha
O galo e galinha foram a festa em Portugal.
O galo foi de saia e a galinha de avental.
Era de frente pra frente , era de traz pra traz

7- Moças e rapazes
Quando moças e rapazes vão a feira passear, bom dia, bom dia.
Se não levam bom dinheiro, pouca coisa vai comprar, boa tarde, boa tarde
Tra la la,tra la la, tra la la la la la la, tra la la la la la la, boa noite, adeus

8- Fui na Bahia
Fui na Bahia buscar meu chapéu,
Azul e branco, da cor do céu,
não é meu não é de ninguém, mas é da morena que eu quero bem.

9- Pé de milho e de jiló



10-

Tiro-Liro

Camerata Vocale




Lá em cima
Tem um tiro-liro,
Lá em baixo
Tem um tiro-liro, lá
Juntaram-se os dois na esquina
A tocar a concertina
A cantar o sol e dó

Comadre minha comadre
Gosto muito do seu afilhado
É bonito parece-se bem
E parece que tem o porte alinhado.
Ai, tiro-liro, tiro-liro...

Comadre, minha comadre,
como eu gosto da sua pequena (2x)
É bonita, apresenta-se bem e
parece que tem uma face morena (2x)


11- Menina me de tua mão
Menina me dê tua mão
Gosto muito de você (bis)
Chega bem pertinho de mim
E não vai se arrependê (bis)



12- O quiabo e o jiló
O quiabo e o jilo fizeram combinação
Para quando ir a mesa
Para ver qual é o mais bao.
O quiabo respondeu pra mim será um privilegio
para ver qual é o mais báo.



13- Cantiga das flores

Refrao- Somos as flores brancas viçosas neste risonho jardim da infância,
Somos as flores brancas viçosas neste risonho jardim da infância.

Eu sou o lírio sou flor querida que no canteiro sou bbpreferida.


Sou violeta sou rasteirinha que no canteiro sou a rainha.


Eu sou a rosa sou flor cheirosa que no canteiro sou a mais formosa.


Sou margarida sou flor singela que no canteiro sou a mais bela.


Sou açucena sou flor pequena que no canteiro sou mais serena.


Sou a tulipa sou flor bonita que no canteiro sou favorita.


14- vem cá izé

Coro:
Vem cá Izé, chegá Mané o Pedro e o Bástião
Que seu Juca vai contá o que viu na capitá
Uma coisa de fazer ispantação.


Pelas rua corre uns fio
que sem fosque nem pavio acende dirrepente os lampião
 diz as gente da cidade que a esletricida
de aqui faiz toda essa isluminação"

Coro...

Tem uma sala bem iscura, com um pano na parede
começou um tiroteio de ispantá
Era gente matano gente e o povo adimirano
Esta sala se chamava cinemá.

Coro...

É um bichinho bem pritinho que ficava bem quetinho
De repente começava a tocá,
Veio um home e pegou ele, colocou no zuvido
E no telefone começou a proseá.

24 comentários:

  1. Minha mãe canta diferente por exemplo " pelas rua corre uns fio que sem fosque nem pavio acende dirrepente os lampião diz as gente da cidade que a esletricidade aqui faiz toda essa iluminação"




    ResponderExcluir
  2. Minha intenção é saber a forma correta ...
    E corrigir uma palavra do meu comentário.
    " diz a gent... a eletricidade qui faiz toda..." e não aqui faiz. Email . rafatata@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo!
    Favor me enviar a sua letra completa. Olha minha mãe cantava quando eu era pequena, e minha irmã, ficou pelejando p lembrar, acho que a sua letra vai ser a certa. meu email: mariana.eler@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sei outros versos, mas também não sei se estão certos.

    relignani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava atrás dessa canção há tempos
    Que maravilha
    Minha mãe cantava um pouco diferente, talvez...
    >>> Chega Mané, chega Zabé, chega Marica e Bastião que Sa Zabé vai contá, o que viu na capitá - uma coisa de causá dimiração.
    E seguia mais ou menos como está aí em cima
    Eu não lembro bem.
    Eu acho dificil que exista uma "letra" talvez tenha sido uma tradição oral.
    Minha mãe dizia que elas ensaiavam isso pra se apresentarem em eventinhos que as pessoas chamavam de "drama".
    Tinha uma parte que terminava assim:
    ... que eu não sei como é de espilicá(?)

    Ah!
    Muito OBG e parabéns por esta iniciativa
    Deus ilumine!

    ResponderExcluir
  7. Quero saber a canção, pois tenho a letra mas não sei cantar. Alguém tem a canção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a melodia, só não tenho toda a letra

      Excluir
    2. Chega seu ze, chega mane, chega pedro e bastiao
      Que seu juca vai conta
      O que viu na capita
      Uma coisa de faze ispantação
      1 - la no canto corre um fio
      Que nem fosco e nem pavio
      Derrepente acende tudo os lampião
      Diz o povo da cidade que é eletricidade
      Que fais toda aquela iluminação
      2 - me levaram num teatro
      Lá eu vi diabo a quatro
      Uma coisa que se chama cinemá
      Uns boneco que se mexe
      La no pano aparece
      Uma coisa que eu não sei isplicá

      3- E depois eu fui levado
      Para ver uns tais sordado
      Atirando de espingarda e canhão
      Nunca vi tanta metraia
      Pipocando na bataia
      Mad porem nao matou-se ninguém não

      Excluir
  8. Adoro essa canção minha mãe cantava pra mim e agora quero cantar pra meu neto, mas não sei a canção.
    Meu email é :
    inestinoco.tinoco4@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa canção minha mãe cantava pra mim e agora quero cantar pra meu neto, mas não sei a canção.
    Meu email é :
    inestinoco.tinoco4@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Conheço mais um verso:
    "Lá adiante eu quase fujo,
    Pois no parque eu vi um cujo
    Cos sapato isquisito a rodar.
    Por debaixo das botina,
    U'as rodinha pequenina
    Até parece que o demõe ía avoá."
    Minha avó cantava isso quando eu era pequeno...muito tempo!

    ResponderExcluir
  11. Super legal, essa música "Vem Cá Izé" Eu lembrei a melodia e o refrão e achei aqui esses versos. Vou gravar e postar no meu site a versão que eu sei, junto com esses versos publicados aqui, obrigado gente fina e elegante! Adorei. www.cicerosilva.org

    ResponderExcluir
  12. https://youtu.be/69SA5kgUlb8 - tá aí a versão que eu conheço. Serve só como registro, ainda nem sei tocar direito violão.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Preciso muito conseguir a sequência, desta rima p Minha "vozinha"
      👇

      12- O quiabo e o jiló
      O quiabo e o jilo fizeram combinação
      Para quando ir a mesa
      Para ver qual é o mais bao.
      O quiabo respondeu pra mim será um privilegio
      para ver qual é o mais báo

      Excluir
  14. Minha querida vó tem 93 anos E ama relembrar canções, versos, rimas... de sua juventude.
    Encontrei aqui um q ela fala muito, porém fica entristecida por não se lembrar dele todo.
    Se puder me ajudar, ficarei eternamente agradecida e minha "vozinha" muito feliz!

    ResponderExcluir
  15. vi este site e gostei bastante.
    tomo a liberdade de postar a letra da música de dominio público intitulada CHEGA MANÉ, CHEGA SEU ZÉ, cantada por meu pai e alguns tios; segundo me consta, (a fonte não é absolutamente segura) é uma chula, genero musical natural da região do alto e médio São Francisco, e integrava o cancioneiro popular da minha cidade natal, Caetité, Bahia, vizinha de cidades ribeirinhas do velho chico, como Carinhanha e Malhada, Bahia e Manga já em Minas Gerais.
    segue a letra, conforme cantada naqueles idos:
    CHEGUE SEU ZÉ CHEGUE MANÉ

    CORO...
    Chega Mané, chega Seu Zé
    Venha o Pedro e o Bastião
    Que se Jucá vai contá
    O que viu na Capitá
    Umas coisa de fazê ispantação

    Vou contá as maravia
    Qui eu vi um outro dia
    Quando fui lá na cidade passeá
    Eu fiquei atrapaiado
    Fiquei memo apalermado
    Co’as beleza das coisa que vi lá

    Coro...
    Pelas rua corre uns fio
    Qui sem fole nem paviu
    Dirrepente acende to’dos lampião
    Diz a gente da cidade
    Que é a eletricidade
    Que faz toda aquela iluminação

    Coro...

    Fui um dia num tiatro
    Onde vi o diabo a quatro
    Numa coisa qui se chama cinemá
    Lá no pano aparece
    Uns buneco que se mexe
    Quieu até nem sei memo te ispricá
    Coro...
    Ao despois eu fui levado
    Para vê uns tais sordado
    Atirando cum ispingarda e cum canhão
    Nunca vi tanta metraia
    Pipocando na bataia
    Mais porem não se matou-se ninguém não.
    Coro...
    Mais adiante quase fujo
    Pois num parque vi uns cujo
    Couns sapato esquisito a rodá
    E por baixo da botina
    Umas roda piquinina
    Inté parece qui o diabo vai voá
    Coro...
    Deu-se um causo mais horrive
    Que eu achei que era impossível
    Fui falá num telefone que estrilou
    Quem haverá de dizê
    Pois o saci Pererê
    Lá de dentro da caixinha me xingou

    Autoria: domínio público

    desculpem-me o "inxirimento"

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Google pela letra da música Chega seu Zé

    ResponderExcluir
  17. Há mais de 40 anos procuro por ela e agora eu a encontrei

    ResponderExcluir
  18. Há mais de 40 anos procuro por ela e agora eu a encontrei Obrigada Hielson Ivo
    Um.gde abraço

    ResponderExcluir
  19. A versão de minha infância:
    A versão que conheci na minha infância:
    "Chegue Mané! Chegue Seu Zé.
    Vem o Pedo e Bastião.
    Qui Seu Juca vai contá
    O qui viu na capitá,
    Coisa só de fazê ispantação!
    Pela rua corre um fio
    Que sem fosque e nem pavio,
    De repente acende tudo os lampião.
    Diz a gente da cidade
    Qui é a litricidade
    Qui faz toda aquela iluminção.
    (O refrão: chegue seu Zé..............)
    Fui um dia no tiatro,
    Onde vi diabo a quatro,
    Numa coisa que se chama cinemá.
    Lá no pano aparece uns boneco qui se mexe.
    Eu até mesmo nem sei como espricá"
    (E repete o refrão)Não conhecia a parte do telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A musica que neu avô cantava pra gente era essa letra. 😍 nao achei nada no YouTube.

      Excluir